O Governo do Estado deu mais um passo no combate à criminalidade ao sancionar o projeto de lei que garante a contratação 800 militares, bombeiros e policiais civis da reserva para a guarda patrimonial de órgãos da administração pública e atividades administrativas de recepção, telefonia e rádiocomunicação. O projeto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (13) e será regulamentado dentro do prazo de 30 dias.
Com a contratação desse pessoal, haverá um incremento no efetivo da segurança pública, que será reforçado com os policiais que atualmente desenvolvem as atividades administrativas e de guarda patrimonial. A seleção dos servidores inativos será feita pela Secretaria da Defesa Social.
O projeto é de iniciativa do secretário Dário Cesar, que vem visitando outros estados para trazer experiências exitosas na área de segurança pública. Segundo ele, a contratação de policiais da reserva para atuar em serviços administrativos e de guarda de prédios públicos foi adotada em Sergipe e Pernambuco.
“A nossa proposta é trazer para Alagoas projetos que estão sendo desenvolvidos com sucesso em outros estados; estamos adaptando as iniciativas para a nossa realidade com o objetivo principal de reduzir os índices de criminalidade e melhorar a segurança pública”, disse o secretário.
Do total de 800 vagas, 750 são destinadas à PM, 30 ao Corpo de Bombeiros e 20 à Polícia Civil. Os policiais serão contratados por meio de cargo comissionado pelo período de um ano, sendo prorrogável por igual tempo. Pelo serviço, cada policial da reserva selecionado receberá um salário no valor de R$ 700.
Junto com a contratação do pessoal da reserva, o Governo do Estado vai realizar, no início do próximo ano, concurso público para a PM, CB e PC. O processo encontra-se em fase final de análise pelo Executivo para a escolha da empresa responsável pela elaboração e aplicação das provas.