Emprestado ao Sport Recife após chegar egresso do ASA, o atacante Júnior Viçosa tem boas chances de permanecer no Estádio Olímpico em 2012.
Na última terça-feira o diretor-executivo do Grêmio, Paulo Pelaipe, admitiu que Viçosa está nos planos, e deve ser aproveitado a partir de 04 de janeiro, quando ocorre a reapresentação do elenco – dois dias depois o grupo segue para Bento Gonçalves, na serra gaúcha, onde será realizada a pré-temporada.
Em contrapartida, André Lima perdeu espaço. Kleber recém foi contratado; Marcelo Moreno está próximo de um acerto; Brandão terá o empréstimo prorrogado; Caio Júnior pediu a permanência de Miralles, pouco aproveitado até agora; tem ainda o jovem Leandro; e, com Júnior Viçosa, completa-se o elenco de atacantes.
– Temos o Kleber, o menino Leandro, com o Marcelo Moreno estamos negociando…o Miralles o Caio Júnior pediu para ser observado. O Júnior Viçosa tem 22 anos, está voltando do Sport e também precisa ser observado. E se fecharmos com o Marcelo Moreno, o André Lima será reavaliado – justificou.
Viçosa destacou-se no primeiro semestre fazendo gols sobre o Inter em dois clássicos disputados no Estádio Beira-Rio, pelo Campeonato Gaúcho. Depois ele foi para a reserva, e acabou no Sport para ganhar experiência. Viçosa é apenas um entre a dezena de jogadores que voltam de empréstimos. Poucos, entretanto, devem seguir seu caminho, e ficar no Olímpico – é o caso do lateral-direito Edilson, que estava no Atlético-PR.
André Lima perdeu crédito com Pelaipe durante as negociações do Grêmio com o Palmeiras pela contratação de Kleber. Os paulistas pediram a inclusão do centroavante, o "Guerreiro Imortal", que não aceitou e pediu para permanecer. Logo depois, reclamou em entrevistas, dando a entender que sentia-se tratado como "moeda de troca", declarações mal recebidas pelo dirigente. Com tantos atacantes, Pelaipe apenas aguarda a chegada de alguma proposta para liberá-lo.
Roberson, companheiro de Viçosa no Sport, pode seguir com os pernambucanos. Anderson Pico já foi repassado ao São José-Poa. Leandro (Vasco), Thiego (Bahia) e Maylson (Sport) não interessam, assim como Sérgio, Bergson e Mateus Magro.