O último dia de revisão biométrica em Maceió foi considerado tranquilo pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). Nesta sexta-feira, 16, as filas diminuíram e poucos incidentes foram registrados.
Segundo o TRE, apenas dois imprevistos aconteceram nos postos de atendimento. No início da manhã, apenas o ponto de biometria na Faculdade Tiradentes (Fits), no bairro de Cruz das Almas, apresentou um princípio de tumulto, mas foi contornado pelos policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Já no Tabuleiro do Martins, houve queda de energia por duas vezes, mas não atrapalhou o andamento da biometria.
De acordo com o supervisor do recadastramento em Maceió, Luís Gustavo de Oliveira, o Fórum Eleitoral, no Farol, fechou os portões ao meio-dia e os eleitores, que estavam na fila, foram organizados dentro do posto de atendimento.
"A base no Farol era atender seis mil eleitores. Ainda não temos um número total, mas um levantamento parcial às 11 h apontou duas mil pessoas cadastradas. Hoje foi tranquilo graças à presença do Bope", afirmou Oliveira.
Até o meio-dia desta sexta, o TRE havia cadastrado 84.75% dos eleitores alagoanos e a expectativa é que esse número ultrapasse os 85%. "Foi uma vitória para nós. Maceió é a primeira capital a completar a biometria superando a meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 75%", disse.
Os eleitores foram cadastrados até às 18h. Neste horário, o sistema, que é interligado com Brasília, fecha e não permite novas biometrias.
Os eleitores que não conseguiram realizar o cadastramento nesta sexta-feira terão os títulos cancelados. A partir do dia 09 de janeiro, os alagoanos deverão recorrer à Justiça Eleitoral para um novo alistamento eleitoral.
No entanto, Gustavo Oliveira explicou que o TRE tem um prazo de 30 dias para anular os documentos. Com isso, ele pede que os retardatários compareçam ao Fórum Eleitoral no Farol assim que abrir o novo processo de cadastramento.
Ele alerta ainda para que os eleitores visitem o site do TRE (http://www.justicaeleitoral.gov.br/tre-al) para tirar suas dúvidas.
Posto de Bebedouro
De acordo com o coordenador da 3ª Zona Eleitoral, João Alves Filho, o número de eleitores no posto de atendimento foi abaixo do esperado. A expectativa era de três mil, mas apenas 900 eleitores foram cadastrados.
Tabuleiro do Martins
Na 54ª Zona Eleitoral, localizada no Tabuleiro do Martins, o aproveitamento atingiu os 100%. Segundo a Chefe de Cartório, Adriana Felizardo, mesmo com a falta de energia tudo transcorreu tranquilamente no local.