Os moradores da orla da Ponta Verde estão preocupados com a ineficiência da iluminação pública nas principais avenidas do bairro, incluindo a Sílvio Vianna. Na noite desta segunda-feira, dia 19, a reportagem do Alagoas24Horas esteve no local e pode constatar que apenas as luzes de Natal, instaladas nos edifícios ao longo da avenida, garantiam a iluminação no local.
A avenida, um dos principais corredores de transporte da orla, utilizada por moradores e turistas como local de prática de esportes e lazer, estava completamente às escuras. De acordo com moradores da região, a situação é recorrente, o que favorece outra situação, a atuação de meliantes, que se aproveitam da falta de visibilidade para cometer crimes.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Superintendência de Iluminação Pública de Maceió (Sima), que garantiu desconhecer o problema, uma vez que ações sistemáticas de manutenção são realizadas na região. O assessor garantiu, ainda, que a equipe de fiscalização da empresa será acionada para avaliar o problema ainda hoje.
No final de novembro, a Sima anunciou uma ação de manutenção na iluminação especial da orla marítima. Segundo a superintendência, foi recuperado o potencial de luz no trecho do Atlantic (Pajuçara) até o Alagoinhas (Ponta Verde), sendo utilizadas lâmpadas de 400 e 150 watts vapor metálico e feita a reposição de cabos furtados. Ainda segundo a superintendência, apenas este ano, a Sima teve um prejuízo de R$ 350 mil com vandalismo e roubos de fios.
Através do Call Center do órgão, que atende pelos telefones 3315–4150 e 3315-6410, a população pode fazer solicitações e reclamações sobre a iluminação pública no horário das 8h até as 20h.