O Ministério da Justiça prorrogou a permanência dos homens da Força Nacional em Alagoas por mais 90 dias. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 20.
De acordo com a portaria do Ministério da Justiça, as atividades policiais da FN deverão ser exercidas para preservar a ordem pública em apoio à polícia ostensiva e judiciária na defesa das pessoas e do patrimônio.
A permanência da Força Nacional em Alagoas foi um pedido do Governanor Teotonio Vilela Filho no mês passado.
O policiamento em Alagoas será reforçado por 70 policiais militares e 18 agentes da Polícia Civil. Parte da tropa já estava eno estado, mas agora recebe o reforço de outros policiais que estavam em missões no Maranhão e em Rondônia.
No início deste ano, uma parceria entre o MS e o Governo de Alagoas foi firmada para tentar combater à criminalidade no estado, por meio do apoio federal.
Segundo o ministério, Alagoas lidera o número de homicídios no país e é o segundo estado com maior índice de mortes entre jovens entre 19 e 20 anos (27,1 para cada cem mil habitantes), o primeiro entre 15 e 24 anos (125,6 mortes por 100 mil habitantes) e o primeiro entre 15 e 29 anos (122,7 por 100 mil). Cerca de 2,5 mil assassinatos foram registrados ao longo de 2010.