Cerca de quarenta famílias de desabrigados das enchentes ocorridas em junho de 2010 bloquearam um trecho da rodovia AL 105, em União dos Palmares na tarde desta quinta-feira, 22.
O grupo queimou papelões e outros objetos e interditou o tráfego de veículos nos dois sentidos da rodovia em protesto contra a demora na entrega da documentação que irá possibilitar que eles ocupem as residências entregues na terça-feira passada pelo governo do Estado.
Os manifestantes reclamam que ainda não receberam os contratos da Caixa Econômica Federal (CEF) e alegam que a Prefeitura de União dos Palmares já determinou o corte no fornecimento de água e energia no acampamento onde estão alojados.
Em entrevista ao site Tribuna União, o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, desmentiu as informações e explicou que os desabrigados se comprometeram a esperar até sábado (24) para receber a documentação necessária para serem transferidos para as novas residências.
O prefeito acrescentou que, além destes, apenas seis casos estão pendentes junto à CEF, em razão de documentos relativos a processos de divórcios, mas, garantiu que, assim que o Poder Judiciário retornar do recesso, as pendências serão resolvidas.
A Polícia Militar já foi acionada para tentar encerrar o protesto e desbloquear a via.
Entregas
Na terça-feira, 21, 365 casas foram entregues em União dos Palmares pelo governador Teotonio Vilela Filho, acompanhado pelo vice-governador e coordenador do Programa da Reconstrução, José Thomaz Nonô.
Pelos critérios definidos, os primeiros beneficiados com a entrega das casas são aqueles que atendem aos pré-requisitos da CEF dentro das normas do programa Minha Casa, Minha Vida; Terão prioridade as famílias que estão nos acampamentos, seguidas das que estão em prédios públicos ou morando em imóvel por meio do aluguel social.