Sob uma árvore centenária, homens, mulheres e, principalmente, crianças indígenas da tribo Karapotó Plak-ô, de São Sebastião (AL), aguardavam ansiosos, na manhã de hoje (22), a chegada do Papai Noel dos Correios. Com trajes típicos, eles dançaram o toré para dar as boas-vindas aos convidados.
Em seu trenó – uma van toda ornamentada com símbolos natalinos – o Papai Noel chegou trazendo, além dos presentes (bonecas, bolas e carrinhos), muita alegria para as crianças, que retribuíram carinhosamente com beijos e abraços. Era a primeira vez que eles recebiam a visita do bom velhinho.
“Estou muito feliz, a gente nunca teve brinquedo antes; minha boneca era uma garrafa de água”, afirmou a pequena Érica Vítoria, de nove anos. Bastante emocionado, o cacique Itapó agradeceu aos Correios pelo visita e pela linda homenagem prestada à sua tribo.
E tudo isso não teria sido possível se não fosse a carta da líder da Associação das Mulheres Indígenas da Tribo Karapotó, Ana Lúcia, que escreveu pedindo presentes para as 84 crianças da aldeia. “Nunca iremos esquecer esse dia. É a realização de um sonho para os nossos curumins”, destacou.
A ação promoveu um encontro de culturas. “Da mesma forma que os homens brancos se interessam pelas nossas tradições, nos interessamos também pelas deles”, conclui Ana. Acompanhado pelo Grupo de Voluntariado dos Correios, o diretor regional, Luiz Carlos Bastos enfatizou a importância da campanha, que a cada ano amplia sua atuação e possibilita momentos inesquecíveis, como o realizado com as crianças indígenas da tribo Karapotó.