A exemplo do que ocorreu no Natal, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) também contará com uma estrutura especial para atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a virada do ano. Batizada de Operação Réveillon, a ação irá contar com escalas de plantão especiais no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital Geral do Estado (HGE), Unidade de Emergência do Agreste, Ambulatório de Hematologia e Ambulatórios 24 horas.
Desse modo, a Sesau irá assegurar que vítimas de acidentes de trânsito, de violência ou lesionados por pequenos ferimentos possam receber atendimento integral. Mas, no caso do HGE e da UE do Agreste, só deverão ser atendidos os pacientes em estado grave, já que os casos clínicos ou de leve gravidade devem se dirigir aos Ambulatórios Denilma Bulhões, no Benedito Bentes; Dayse Brêda e Noélia Lessa, na Levada; Dom Miguel Fenelon Câmara, na Chã da Jaqueira; e João Fireman, no Jacintinho.
De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde, Sival Clemente, os hospitais da rede conveniada ao SUS já foram acionados para assegurar leitos durante esse período, quando o número de atendimentos deverá ser redobrado, em função dos excessos cometidos durante os festejos natalinos. “Por isso orientamos a população para que se dirija às unidades corretas, a fim de que evitemos a superlotação, garantindo que todos sejam atendidos adequadamente, sem que haja superlotação e possam dispor de um atendimento humanizado e de qualidade”, recomendou.
Hemorrede – No sábado (31) e no domingo (1º) o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) não estarão captando doadores de sangue, mas irão funcionar em escala de plantão com o objetivo de liberar sangue e hemocomponentes para as unidades de saúde públicas de Alagoas. Já no Ambulatório de Hematologia, situado em prédio anexo ao Hemoal, uma equipe multidisciplinar estará de plantão para atender aos pacientes durante o final de semana.
Já no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), o expediente ocorrerá, apenas, em escala de plantão, com o objetivo de atender possíveis surtos, caso os técnicos da Vigilância Sanitária Estadual acionem os plantonistas do órgão. Ainda segundo a Sesau, técnicos do Programa Estadual de Imunização, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) estarão de sobreaviso e prontos para serem acionados caso seja necessário.
Samu – Para preservar a segurança das pessoas que vão assistir a queima de fogos em Maceió, o Samu estará disponibilizando quatro ambulâncias extras para a noite da virada do ano. A direção do órgão irá disponibilizar uma viatura no bairro da Ponta Verde, uma no Benedito Bentes e uma no Jacintinho, além de duas Unidades de Suporte Avançado (UTI – Móvel) em locais de maior concentração de pessoas, a exemplo da Ponta Verde e Benedito Bentes.
E para a festa de Révellion, o alagoano poderá contar, além das ambulâncias extras em lugares estratégicos, com toda a estrutura do Samu Maceió, que inclui sete Unidades de Suporte Básico (USB) e quatro Unidades de Suporte Avançado (USA – UTI Móvel). Também estará de prontidão uma USA para atendimento neo-natal e o Serviço Aeromédico estará disponível diariamente, das 7h às 17h.