Os carros de entrada, conhecidos mais como "populares", não são mais a categoria de 0 km com o maior número de vendas a crédito no Brasil.
De acordo com dados da cetip divulgados nesta segunda-feira (2), os hatches pequenos representaram 29% dos veículos novos financiados em 2014, ante 27% dos modelos de entrada.
Em 2011, os carros "mais baratos" (e "pelados") eram 37% das unidades compradas por meio de Crédito Direto ao Consumidor (CDC), consórcio ou leasing.
No mesmo ano, os hatches pequenos acumulavam 19%. A diferença caiu ano a ano, até o empate em 2013, com 28% cada.
Líder no geral, o Fiat Palio foi o mais financiado entre os "populares", à frente de Volkswagen Gol, Fiat Uno, Volkswagen Up! e Ford Ka.
O Chevrolet Onix liderou na categoria superior, seguido por Hundai HB20, Ford Fiesta, Volkswagen Fox e Renault Sandero, nesta ordem.
Sedãs
Em 2011, os sedãs pequenos tinham uma fatia de 18% das vendas a crédito – volume que cresceu para 21% em 2014.
A Fiat também levou a primeira posição na categoria, com o Siena, seguido pelo Chevrolet Prisma em segundo e o Volkswagen Voyage em terceiro.