O governo está disposto a investir na descentralização da gestão de suas unidades, melhorar o serviço e a qualidade do atendimento à população. Foi o que garantiu na tarde desta terça-feira (7) o secretário em exercício da Saúde, Herbert Motta, durante reunião com a prefeita de Passo do Camaragibe, Vânia Quirino e a secretária municipal de Saúde, Joseíza Monteiro, para discutir a municipalização da Unidade Mista Dr. Carlos Gomes de Barros, sediada no município.
A proposta dos gestores consiste na elaboração de um planejamento que aponte, juntamente com a Programação Pactuada Integrada (PPI), os recursos necessários para garantir o fortalecimento das atividades daquela unidade. Motta aproveitou o momento para deixar clara a intenção do governador Teotonio Vilela Filho em priorizar investimentos na região Norte.
"O Estado está estendendo sua mão a todos; só vamos mudar o cenário da saúde quando conseguirmos nos unir. A região Norte terá nossa prioridade em função da assistência precária e dos indicadores de desenvolvimento populacional e econômico", garantiu o secretário.
Herbert Motta, explicou à Vânia Quirino, que a municipalização da unidade pode ser feita por meio de um Termo de Compromisso entre Estado e Município. Mostrando-se otimista, a prefeita afirmou que a possibilidade de poder gerenciar o hospital permitirá assistir sua população.
"O povo do Passo precisa muito daquele hospital. Uma vez municipalizado, buscaremos ajuda da área técnica da Sesau para o seu devido funcionamento. Ficamos de analisar essa condição de municipalização e até o final do mês teremos uma definição concreta dessa situação", previu Quirino.
A interiorização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o reforço de recursos por meio do Promater, Provida e Prohosp, além da implantação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) foram anunciadas por Herbert Motta como políticas integradas (Governo Federal, Estado e Municípios) de investimentos e reestruturação na rede pública de Saúde.