Detran abre vagas para exames de legislação

A partir da próxima segunda-feira, 12, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) passará a aplicar provas teóricas de legislação de trânsito para os candidatos que pretendem tirar a primeira habilitação em Maceió.

As provas impressas, que deverão ser agendadas com antecedência – de preferência pelo próprio candidato, evitando o oportunismo de atravessadores –, serão realizadas no auditório da sede do Detran, no Pontal da Barra, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h. O candidato poderá conhecer o resultado do teste no dia seguinte.

Para os que optarem por fazer o exame impresso, na sede do Detran, serão ofertadas 250 marcações diárias, divididas em cinco turmas com, no máximo, 50 candidatos cada. O agendamento das provas poderá ser feito nos SACs (postos de atendimento localizados no Centro e nos shoppings Miramar, Mangabeiras e Farol), ou no Serviço de Atendimento Integrado (SAI), na sede do órgão.

Segundo o gerente do Serviço de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) do Detran, Hermann Jackson Costa, da mesma forma que as provas eletrônicas – que continuam sendo aplicadas no shopping Miramar –, as impressas também são únicas e identificadas, com módulo para correção automática via leitura ótica. “As questões que porventura forem consideradas inadequadas serão revisadas e corrigidas a requerimento do Detran, sob a orientação técnica e jurídica da autarquia”, esclarece Hermann.

Cada candidato terá 50 minutos para resolver 30 questões relacionadas à legislação de trânsito, direção defensiva, sinalização, primeiros socorros, noções básicas de mecânica, relacionamento interpessoal, equipamentos de segurança do condutor motociclista, condução de motocicletas com passageiros e/ou cargas, cuidados com vítima de acidente com moto, conseqüências do consumo de bebida alcoólica e defesa do meio ambiente.
A elaboração do exame teórico, ainda segundo Hermann Jackson, é feita utilizando-se um banco de dados que contém cerca de duas mil questões com assuntos relacionados ao Código de Trânsito Brasileiro, respeitando suas resoluções e portarias.

Fonte: Ana Paula Feitosa – Ascom Detran-AL

Veja Mais

Deixe um comentário