Maceió recebe, nesta terça-feira (13), mais um cruzeiro marítimo, que trará centenas de visitantes para a cidade. E até o final de março será sempre assim. A movimentação no Porto de Maceió deverá ser intensa com a chegada de navios vindos de várias partes do País. Apenas para este mês, está prevista a vinda de sete deles, que deverão atracar no Porto também nos dias 15, 20, 21, 22, 27 e 29.
A secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Claudia Pessôa, comemora a movimentação e prevê que Maceió receberá 70 mil visitantes, no total. E esses visitantes estão fazendo a alegria de vários segmentos da economia. A maioria deles utiliza taxis e vans para se deslocar pela cidade. E para garantir um melhor atendimento aos turistas, a Prefeitura estabeleceu novas regras para recepcionar os turistas.
A partir desta terça, dentro do Porto somente serão permitidos 15 táxis, três a quatro vans e cinco carros de particulares (de parentes ou amigos dos turistas) por vez. Na pista de rolagem haverá uma fila única para táxis, que ficará localizada após a primeira cancela, do lado direito de quem entra no Porto e uma fila de vans, situada no lado esquerdo. No desembarque, também será instalado um estande da Semptur que orientará os turistas, por meio de folheteria, sobre os preços e tempos médios das corridas de táxi, além de outras informações.
Caberá à SMTT produzir folhetos educativos para os condutores dos veículos que transportarão os turistas pela cidade. Entre as medidas contidas nos fôlderes, destaque para a determinação de que os condutores não poderão sair dos carros para negociar preços com os turistas, o que evitará conflitos entre os próprios taxistas. Também foi criada uma tabela para facilitar o cálculo dos valores das corridas.
A permanência dos turistas vindos em cruzeiros marítimos é supervisionada pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, que realiza um trabalho conjunto com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) e a Vigilância Sanitária de Maceió.