A prefeitura de União dos Palmares realizou esta semana com recursos próprios uma reforma na estrutura do estádio municipal Orlando Gomes de Barros, o Orlandão, o que não acontecia a mais de cinco anos. O objetivo da prefeitura é de dotar a praça esportiva de melhores condições para a prática do futebol, beneficiando tanto o torcedor quanto aos atletas.
Os trabalhos de recuperação atingem itens como o gramado, vestiárioss, cabines de imprensa, instalações elétricas e hidráulicas, arquibancadas, pintura de toda estrutura do estádio, entre outros setores que receberam tratamento especial por parte das secretarias de Infra-Estrutura e de Esporte. “Estamos dando o primeiro passo para recuperar o estádio. Vamos solicitar ainda um estudo técnico junto ao engenheiro e a arquiteta do município para que possamos viabilizar até mesmo a ampliação do principal palco do futebol em nosso município”, disse o prefeito Areski de Freitas, o Kil.
“É apenas o começo de um trabalho mais aprofundado que iremos desenvolver no Orlandão, vamos aos poucos recuperar e ampliar as dependências do estádio para que o mesmo possa trazer mais conforto para o torcedor e para o atleta”, acrescentou o prefeito. O Orlandão foi usado como campo de treino para o CSA durante sua preparação para a disputa do Campeonato Alagoano da 1ª Divisão deste ano, que começa no domingo, 18.
Segunda divisão
União dos Palmares reviverá os velhos tempos de futebol profissional, para a alegria dos torcedores palmarinos. O motivo desta alegria é que depois de vários anos sem participar de competições profissionais, o município terá um representante na divisão de acesso ao grupo de elite do futebol alagoano. A informação foi dada pelo prefeito Areski de Freitas após uma reunião em seu gabinete com dirigentes do União Futebol Clube, que será o representante palmarino na segundona deste ano.
O União Futebol Clube há vários anos vem disputado campeonatos nas categorias amadoras (sub 15 e sub 16) organizados pela Federação Alagoana de Futebol (FAF). A idéia inicial do prefeito Kil era apoiar o retorno do Zumbi Futebol Clube (ZEC) ao futebol profissional alagoano, mas, há um impedimento por parte do clube junto a FAF, o que inviabiliza a participação do clube no campeonato deste ano.
Já o União vem desempenhando nos últimos anos um papel fundamental no futebol alagoano, inclusive revelando jogadores e está apto em todos os sentidos junto a Federação e por isso levará as cores do município no Campeonato Alagoano da segunda divisão de 2009, que só começa no segundo semestre. A parceria para colocar o clube na disputa foi firmada e conta também com o apoio da Câmara Municipal, através do presidente reeleito, Edvan Correia.
Investimentos no esporte
União dos Palmares tem investido no esporte amador como forma de inclusão social para que os jovens e crianças tenham oportunidades de lazer. Através de várias competições, o governo municipal através da Secretaria de Esporte realiza competições amadoras de futsal, futevoley, voleibol, torneio municipal de futebol de campo e resgatou a corrida da Consciência Negra, realizada sempre em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra, dentre outras.
“Estamos investindo no esporte amador, pois temos a consciência de que também se investe na inclusão social. Ainda é pouco, mas vamos alcançar mais jovens e crianças implantando outros projetos na área esportiva ampliando assim nossa área”, diz o prefeito Kil. Uma das competições que está em andamento é o Campeonato Palmarino de Futebol de Campo, cujos jogos acontecem no estádio Orlandão e tem revelado grandes jogadores.
O secretário municipal de Esportes, Luciano Peixoto, destaca o apoio dado pelo prefeito Areski de Freitas, e a criação do Departamento de Esporte, através do qual está sendo desenvolvido um trabalho relevante junto ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) local.