A promotora de Justiça Marluce Caldas participa nesta quinta-feira (22), às 9h, de uma reunião com diretores do Detran para discutir os números de acidentes violentos no trânsito em Alagoas. O encontro pretende formular um trabalho para implantar uma cultura em defesa do cumprimento efetivo da legislação de trânsito em benefício da vida. O Ministério Público Estadual espera que uma maior aproximação com o trabalho desenvolvido propiciará o intercâmbio de idéias, soluções e o desenvolvimento de projetos em parceria.
Segundo a promotora, os acidentes de trânsito têm sido pauta diária dos órgãos de imprensa e tema recorrente em estudos e debates promovidos por Organizações de Saúde, Institutos de Pesquisa e Órgãos de Governo. "Precisamos impedir que nossos jovens estejam expostos a tamanha violência. A mistura entre álcool e direção aumenta o número de mortes a cada dia", disse Marluce Caldas. Ela observou que questões relativas aos acidentes de trânsito estão diretamente ligadas a necessidade da sistematização e produção de provas judiciais, além de maior rigor na aplicação de penalidades e medidas administrativas.
Entre os temas que serão analisados neste trabalho em parceria está o uso de álcool e outras substâncias entorpecentes; a rotina, a saúde e as condições de trabalho dos motoristas profissionais; os fatores relacionados ao comportamento de risco; o impacto da educação, engenharia e fiscalização para o controle e respeito das regras no trânsito.