As eleições para a União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) rachou o Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Alagoas. 936 vereadores votam na próxima segunda-feira, dia 2, para a escolha do novo presidente da entidade.
Mas, o clima é de discórdia. Até o início da tarde desta quinta-feira, 30, há duas candidaturas postas: os vereadores de São Sebastião, Atla de Lima, e da Barra de Santo Antônio, Flávio Sextafeira, irmão do líder do Governo na Assembléia, deputado Alberto Sextafeira.
“Houve um encontro com a presidente do partido, mas não enxergo que o partido está rachado. Há democracia, estamos tentando o consenso”, afirmou Flávio.
A votação para a Uveal não dividiu apenas o PSB. O atual presidente, Cláudio Roberto (PTB), apoia o vereador de São Sebastião. Os dois lados tentam consenso, mas ninguém abre mão da “cabeça de chapa”. “A esta altura, o consenso só vai existir se o outro lado quiser marchar conosco”, disse Flávio Sextafeira. Ele reclama da falta de participação da Uveal em conselhos e da desativação de programas de apoio a vereadores do interior, como a hospedagem de parlamentares em Maceió, na sede da entidade.
O grupo de Flávio Sextafeira se lançou hoje, pela manhã, em um clube na capital e diz ter o apoio de 200 vereadores no Estado. Nas eleições da Uveal, há pelo menos outros dois grupos sondando se lançar na disputa. Um deles é liderado por aliados do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), de Arapiraca, e presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA). O outro é capitaneado pelo vereador Chico Holanda (PP), mas Holanda ensaia desistir. Ele está em um spa, remodelando o corpo para um novo mandato na Câmara de Vereadores da capital.