Motta pretende modernizar gestão de hospitais

Flávia Duarte/Alagoas24horasSecretário de Saúde, Herbert Motta

Secretário de Saúde, Herbert Motta

A Secretaria de Estado da Saúde quer implantar experiências exitosas e que vêm dando certo em hospitais de referência no País, como o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), nas Laranjeiras, Rio de Janeiro. A unidade apresenta bons resultados em organização de seu sistema de farmácia, abastecimento e engenharia clínica (reparos preventivos e corretivos de equipamentos médicos).

O objetivo de Alagoas, explica o secretário Herbert Motta, é conhecer de perto essas experiências de aprovisionamento e distribuição sistemáticas de medicamentos e correlatos, além da engenharia de manutenção de equipamentos hospitalares, indispensáveis à vida em qualquer hospital.

"Temos um sistema de estoque e distribuição fragilizado, mesmo tendo uma logística forte. É importante buscar conhecimento e desenvolver experiências, para isso, temos orientação com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que nos acompanha neste momento, visando aperfeiçoar nossa farmácia", explicou o secretário.

Segundo o cardiologista e diretor geral do INC, Marcos Antônio Mattos, o Instituto "é uma unidade de ensino, extensão e pesquisa, vinculada ao Ministério da Saúde, e que está de portas abertas para desenvolver ações integradas com Alagoas", afirmou.

O coordenador administrativo da Sesau, Antônio Everaldo; o diretor de Assistência Farmacêutica, Venício Teixeira e o consultor da FGV, Paulo Costa também participaram da visita.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário