A noite da última terça-feira, marcou mais um passo para a consolidação das cidades históricas de Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas como rotas do turismo cultural em Alagoas. Autoridades, prefeitos, representantes do governo estadual e do empresariado turístico participaram do lançamento do “Mapeamento Cultural: Cidades Históricas – Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas”. O evento aconteceu no Centro de Convenções de Maceió.
Em seu discurso, o secretário de Estado do Turismo, Virgínio Loureiro, ressaltou a importância da promoção do turismo nestas cidades. “O projeto, realizado pela Secretaria de Estado do Turismo e Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), com o apoio do Sebrae-AL e recursos do Ministério da Cultura, é a primeira etapa para a formatação de novos roteiros turísticos em Alagoas, o que é uma das prioridades da atual gestão da Setur”, destaca Loureiro.
Outra grande conquista do projeto, segundo o secretário, foi a integração das comunidades locais dos municípios envolvidos para a produção do catálogo com os ícones culturais eleitos por eles próprios.
Assim como Virgínio Loureiro, o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sérgio Moreira, ressaltou a importância da cultura para o turismo, como diferencial do povo alagoano, aliado às belezas naturais. Moreira lembrou também do trabalho que vem sendo realizado para o desenvolvimento da região do rio São Francisco, que é uma das áreas prioritárias para o governo de Alagoas.
Os prefeitos dos municípios envolvidos no projeto também mostraram todo o interesse em trabalhar com o foco do turismo cultural. De acordo com o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, esse é um momento histórico para o estado de Alagoas, que fortalece cada vez mais o desenvolvimento através da cultura e do turismo.
Já os prefeitos de Penedo, Alexandre Toledo, e de Piranhas, Mellina Freitas, destacaram o grande trabalho que o governo do Estado vem realizando em conjunto com as prefeituras, com ações focadas na inclusão social e geração de emprego e renda.
Representando o governador Teotonio Vilela Filho na solenidade, o vice-governador José Wanderley Neto encerrou a solenidade parabenizando toda a equipe de governo pelo trabalho vitorioso que, apesar das dificuldades, vem colhendo grandes resultados. “Estamos vivendo um momento especial em Alagoas, com novos investimentos em diversas áreas, a exemplo do turismo. E mais conquistas virão nos próximos anos”, afirma Wanderley.
Seminários – Para dar continuidade ao trabalho do mapeamento cultural, a Setur e parceiros realizarão seminários nas cidades participantes, entre os dias 10 e 12 deste mês, com a participação de especialistas na área do turismo cultural, a fim de integrar as comunidades com o projeto. Entre os palestrantes estão profissionais renomados nacionalmente, como os professores Bruno Cavalcanti, Carmen Lúcia Dantas e Rachel Rocha, que participaram da elaboração do mapeamento cultural.
Também haverá palestra de casos de sucesso na área cultural, como Alemberg Quindins, músico e historiador autodidata, e Felipe Dantas, responsável por projetos em turismo como o Rota do Cangaço e Lampião — Projeto de Capacitação Profissional para o Turismo e Projeto de Estruturação de Receptivos Turísticos e Atrativos Culturais.