Consumo de sangue triplica durante as férias

O estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) encontra-se carente de todas as tipagens sanguíneas e, por isso, o órgão realiza coleta externa na Praça Deodoro, nesta sexta-feira, das 8 às 17 horas. A redução do sangue armazenado é decorrente do grande consumo durante o mês de janeiro, quando a maioria da população estava em férias e o número de atendimentos de urgência triplicou, somando-se à redução do percentual de doações, já que muitos voluntários viajaram para outros estados e os balneários situados no litoral alagoano.

Em conseqüência da carência de sangue, a direção do órgão apela para que a população possa se candidatar à doação e, dessa forma, assegurar um estoque de sangue satisfatório, visando evitar que alagoanos fiquem impedidos de se submeter a uma transfusão. Isso porque, o Hemoal é responsável pelo abastecimento de sangue e hemocomponentes a todas as unidades de saúde públicas de Alagoas, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE), onde são atendidos os casos de emergência.

Para se candidatar à doação de sanguínea, o voluntário deve estar em perfeito estado de saúde, ter no mínimo 18 anos de idade e 50 kg, além de comparecer ao Hemoal portando um documento de identificação com foto. O candidato também não pode ter contraído Hepatite após os 10 anos, Sífilis, AIDS e doença de Chagas, no caso de gestantes e lactentes é proibida a doação, mas, para os que irão repetir o gesto de solidariedade, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Entretanto, caso o voluntário esteja no interior do Estado e não possa comparecer à sede do Hemoal, localizada no bairro do Trapiche, ao lado do HGE, ele pode se dirigir até o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na Rua Dr. Geraldo Barbosa Lima ou, ainda, à Unidade de Coleta de Transfusão (UCT) de Coruripe, localizada ao lado do Hospital Municipal.
Os três órgãos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas e, aos sábados, das 8 horas ao meio dia. Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, os doadores de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas, podem ligar para o (82) 3315 2109 e contatar o Setor de Serviço Social do Hemoal, ou enviar mensagem eletrônica por meio do e-mail: hemoal@saude.al.gov.br

Fonte: Josenildo Törres/Assessoria Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário