Mais de uma tonelada de alimentos foi descarregada na manhã de segunda-feira, 9, em um mini galpão da Secretaria de Educação de Rio Largo. Os produtos fazem parte da lista da merenda escolar para o primeiro mês de aula nas escolas municipais. A chegada da merenda foi acompanhada pelo prefeito Toninho Lins, o secretário municipal de Educação, João Marinho, representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), vereadores e o presidente da Câmara de Vereadores, Lula Leão.
Neste primeiro lote chegaram os alimentos perecíveis (salsicha, peito de frango e carne bovina) e os não perecíveis (leite em pó, achocolatado, biscoitos doce e salgado, charque, macarrão, arroz, óleo, etc). Na próxima sexta-feira, 13, será a vez dos hortifrutis (batatinha, cenoura, chuchu, tomate e cebola). “Tudo deverá estar nas escolas até a segunda-feira, 16, quando começam as aulas. Vamos catalogar e conferir os produtos item por item junto com os representantes do CAE para que não haja nenhuma irregularidade tanto na qualidade quanto na quantidade”, explica o secretário João Marinho.
Para garantir a merenda nos refeitórios das 35 unidades escolares e seis extensões foram gastos mais de R$ 65 mil em recursos dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) Creche, Fundamental e Pré-Escola. Os alimentos perecíveis já se encontram nas escolas. A distribuição acontecerá durante toda a semana. “A entrega destes alimentos a luz do dia e com a presença do CAE, de gestores públicos e da própria população é uma demonstração da transparência da nossa administração. Ao contrário das anteriores que recebia a merenda durante a madrugada, nós faremos questão que a distribuição seja acompanhada por todos até o final do meu mandato”, afirma Toninho Lins.
Ano letivo
Devido à falta de professores, merendeiras e carteiras escolares foi transferido para o próximo dia 16 o início das aulas nas escolas públicas do município. Para suprir a demanda serão contratados, essa semana, em caráter emergencial mais de 100 profissionais.
Segundo o prefeito, o contrato só foi possível graças a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com Ministério Público. “Nos comprometemos a obedecer os tramites legais até a realização do Concurso Público”, diz. Está previsto ainda a chegada de oito novos veículos (ônibus e vans) alugados para o transporte dos alunos do Município. “Optamos por veículos confortáveis e que atendam as normas de segurança no trânsito”, lembra Toninho.
No dia 16 ocorre também à entrega de uma viatura para o Projeto “Ronda nas Escolas”, que tem como objetivo o combate a violência e ao consumo de drogas nas unidades escolares. O projeto é realizado em parceria com a Polícia Militar e o Ministério Público Estadual.