Tecnologia na Sapucaí:

Extra Online

RIO – Quem assiste ao vivo ou pela televisão aos desfiles das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro não imagina que nos bastidores desta grande festa há uma estrutura tecnológica de ponta e muito bem arquitetada, pronta para enfrentar qualquer tipo de imprevisto. Em relação ao áudio, especificamente, um exército de aproximadamente 180 profissionais, entre ajudantes e técnicos, trabalha para oferecer ao público um som à altura do espetáculo.

Com o objetivo de fazer com que a sonorização de toda a Marquês de Sapucaí ocorra por igual, a empresa paulistana Gabi Som, que há oito anos consecutivos faz o carnaval carioca, instalou ao longo da avenida 36 postes com quatro caixas de som cada, sendo duas apontadas para a pista e duas para o público. Para captar as percussões, oito profissionais, portando um bastão com um microfone sem fio na ponta, ficam em pontos estratégicos da bateria. Todo áudio da avenida, incluindo também os dos três carros de som, que se revezam entre as escolas, são enviados por longos multicabos, fibra ótica e rádio a uma central de mixagem, que regula a sonoridade em todo o sambódromo.

É desta sala que também é transmitido o áudio para a TV Globo, que o utiliza conforme sua necessidade. Toda a estrutura de som da Sapucaí é alimentada por três grandes geradores de energia.

Posicionamento via satélite evita descompasso na Avenida

Ao lado da central de mixagem há uma sala, chamada central de delays, que exerce um papel importante no desfile, evitando que o som dos puxadores e ritmistas atrevesse com os das caixas instaladas na Marquês de Sapucaí. Para isso, um software desenvolvido pela TV Globo calcula, baseado em dados de localização via satélite, a posição do carro de som em relação aos 36 postes de áudio da avenida. O programa emite dados a um computador que, através de uma grande mesa de som, controla o volume de cada ponto sonoro da avenida, atrasando o som sempre que necessário. Tudo com o objetivo de evitar que uma escola atravesse o samba, acarretando, lamentavelmente, possíveis prejuízos no quesito harmonia.

Veja Mais

Deixe um comentário