Um avião da companhia aérea Turkish Airlines (THY), com 135 pessoas a bordo, caiu nesta quarta-feira durante o pouso no aeroporto internacional de Schiphol, em Amsterdã, informou a agência turca Anatolia. Um porta-voz do aeroporto onde aconteceu o acidente disse que há pessoas mortas. "Alguns passageiros estão mortos, alguns estão feridos e alguns estão vivos", disse por telefone.
Três redes de televisão turcas, que citam o ministério dos Transportes, dizem que 80 pessoas foram evacuadas e que não há mortos. A aeronave, um Boeing 737, partiu-se em três pedaços quando atingiu o chão, próximo à pista, segundo a rede de TV americana CNN.
Autoridades no aeroporto Ataturk, em Istambul, disseram que o avião havia decolado na capital turca. O aeroporto de Schiphol foi fechado para pousos e decolagens após o acidente.
Alguns passageiros começaram a deixar o avião e não foi possível saber até o momento se existem vítimas, acrescentou a agência turca. Não havia fogo nem fumaça no local da queda e muitas equipes do serviço de emergência já se deslocaram para o aeroporto.
Um passageiro do Boeing disse à imprensa turca que viu as pessoas apertadas entre os assentos depois do pouso, mas que não se tratva de uma situação de emergência extrema. Ele disse ainda que sentiu o piloto dando mais potência, uma turbulência e que depois a aeronave bateu com a parte traseira no chão.