A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) registrou 45 ocorrências durante o Carnaval por conta das fortes chuvas que caíram em Maceió. A maior parte das chamadas partiu dos bairros da periferia da capital, como o Ouro Preto, Bebedouro e Mutange.
Somente no domingo de Carnaval, segundo a Comdec, foram registradas 30 ocorrências entre deslizamentos de terra, desabamentos, alagamentos, infiltrações e retiradas de pessoas das áreas de risco. Para conter alguns deslizamentos, a Defesa Civil colocou lonas plásticas nas encostas consideradas mais críticas.
A Defesa Civil está em alerta desde o início de fevereiro, quando foram registradas as primeiras chuvas de verão em Maceió. Além do pessoal do próprio município, a Comdec também conta com o apoio dos Núcleos Voluntários de Defesa Civil (Nudecs), formados por moradores e lideranças comunitárias das áreas de risco de Maceió.
Os voluntários observam a ocupação irregular das áreas de risco – como as encostas – e comunicam qualquer irregularidade à Comdec.
Para realizar esse trabalho, os líderes comunitários são treinados pelo município antes de tomarem posse como voluntários. Entre as irregularidades mais comuns detectadas está a ocupação desordenada de encostas e o desmatamento da vegetação que impede a ocorrência de deslizamentos de terra.