O prefeito Cícero Almeida vai acompanhar, na próxima segunda-feira (2), o andamento da Operação Limpeza de Canais. Acompanhado do superintendente de Limpeza Urbana de Maceió, Ernande Baracho, Almeida verá como está sendo realizado o trabalho de limpeza no canal da Grota do Cigano, no bairro de Mangabeiras, a partir das 8h da manhã.
Desde o início de fevereiro que a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum), vem retirando lixo e os entulhos dos canais, atuando de forma preventiva e preparando a cidade para a época de fortes chuvas. É no inverno que a população sofre, principalmente com o transbordamento dos canais. O pontapé inicial foi dado nos canais Celeste Bezerra, no Dique-Estrada, e no canal do Trapiche.
Segundo Ernande Baracho, a presença do prefeito demonstra a importância que esta operação tem. “A Prefeitura de Maceió está trabalhando em um ritmo intenso para retirar a maior quantidade possível de lixo dos canais. Temos encontrado e removido todo tipo de entulho, que vai de materiais de construção a galhos de árvores. Estamos com mais de 50 agentes de limpeza trabalhando diariamente nos canais da cidade”, disse ele.
Nesta semana, uma equipe da Slum está iniciando o trabalho de limpeza no Canal do Aterro, próximo à Avenida Rotary. Além do trabalho de retirada de lixo e entulhos, a Slum contribui para diminuir, ao máximo, a proliferação de insetos, que trazem tantos transtornos para a população.
Um dos principais destaques da operação de limpeza dos canais é o uso da mão-de-obra de pessoas que estavam sem emprego e sobreviviam pedindo esmolas nos sinais de trânsito. Cerca de 60 maceioenses estão sendo utilizados pela Slum no trabalho de limpeza dos canais, passando a ter uma renda mensal. É mais uma ação da Prefeitura de Maceió voltada para o resgate da cidadania e a melhoria da qualidade de vida da população.