Dia Mundial de Prevenção das Doenças Renais

Ilustração/GoogleIlustração/Google

Com o objetivo de informar à população sobre a importância da prevenção das doenças renais, o Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com a Associação dos Renais Crônicos de Alagoas (Arcal), vai realizar nesta quinta (12), a partir das 9h, no Calçadão do Comércio, uma ação preventiva com o tema “Prevenir é melhor do que remediar”. O evento faz parte do Dia Mundial de Prevenção das Doenças Renais e vai contar com um estande para verificação de pressão arterial e teste de diabetes.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, José Wilton da Silva, em Alagoas o número de casos de doentes renais crônicos ultrapassa mil, sendo que cerca de 600 pacientes estão na fila de espera para um transplante. “Nosso objetivo é alertar as pessoas sobre como se prevenir da doença e orientar sobre a importância dos cuidados com a saúde”, disse, acrescentando que a doença renal crônica é hoje considerada a epidemia do XXI.

José Wilton informou, ainda, que muitas pessoas sofrem com a doença, tendo atingido diversas faixas etárias, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. “A falta de informação, alimentação inadequada e dificuldade no acesso à assistência à saúde básica são fatores que contribuem para o aumento do número de casos”, afirmou, ressaltando a importância da realização do exame de creatinina, que serve para detectar a doença.
Estimativa – No Brasil, são cerca de 2 milhões de doentes renais, dos quais – segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) – 60% não sabem que têm o problema. Nos casos mais graves, as complicações nos rins podem levar a perda do órgão e até a morte.

Os rins são os principais órgãos responsáveis pela eliminação de toxinas e substâncias que não são mais importantes para o organismo. Eles também são fundamentais para manter os líquidos e sais do corpo em níveis adequados. Alem disso, os rins ajudam na produção de alguns hormônios e participam do controle da pressão arterial. A doença renal muitas vezes está associada com diabetes, pressão alta e doenças do coração.

Algumas medidas simples são capazes de detectar a doença renal. Basta medir a pressão arterial e pedir ao médico para fazer um exame de urina, com o objetivo de verificar a dosagem de creatinina no sangue. O exame pode mostrar a presença de proteína, cuja permanência continuada pode indicar uma lesão renal em fase inicial.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário