O Brasil Eleitor desta semana alerta que ainda existem 570 mil títulos eleitorais que podem ser cancelados. Menos de 9 mil pessoas já estão com o título em dia e não correm mais o risco de perder direitos por estar com o documento irregular. A equipe do programa foi a Florianópolis e explica como resolver o problema, que só atinge quem não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições.
O programa mostra ainda que a Justiça Eleitoral brasileira oferece ajuda para organizar o sistema eleitoral de um país africano, São Tomé e Príncipe. A comitiva daquele país esteve no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde aproveitou para conhecer a urna eletrônica.
Em outra reportagem, o destaque é para o recorde de julgamentos que o Tribunal Eleitoral do Paraná alcançou. Foram quase 9 mil ações – um aumento de 300% em relação ao ano anterior, quando a corte julgou pouco mais de 2 mil ações. A quantidade de processos é tanta que o prédio da Justiça Eleitoral paranaense passa por uma reforma.
“Justiça Histórica”
No quadro “Justiça Histórica”, o Brasil Eleitor mostra um dos julgamentos que marcaram a Justiça Eleitoral na década de 90. É o caso Humberto Lucena, julgado por usar a gráfica do Senado Federal para imprimir calendários alusivos à campanha dele de reeleição, enquanto ainda era senador.