A tuberculose é uma doença contagiosa causada pelo Bacilo de Koch, que ataca, principalmente, os pulmões, podendo afetar outras partes do corpo (rins, ossos, olhos, etc.). A doença é transmitida pelo ar, através da tosse do doente, e tem cura. O tratamento dura seis meses e é grátis.
O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, salientou a importância de combater a doença. “Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a doença, o diagnóstico precoce e a transmissão. Só assim, estaremos nos livrando deste problema que algumas pessoas enfrentam”, lembrou Lins.
A programação terá sequência com uma ação de busca ativa de casos que será realizada na Vila Brejal, no dia 23, às 9h, e que contará com palestras na Unidade Básica de Saúde (UBS) do II Distrito Sanitário. Ainda no mesmo dia, acontecerão palestras e distribuição de panfletos nas unidades Arthur Ramos e Hamilton Falcão, do VI Distrito Sanitário.
No dia 25, às 9h, no Djalma Loureiro, no VII Distrito Sanitário, os usuários participarão de palestras e busca de casos. Às 13h, os pacientes do PAM Dique-Estrada, do II Distrito, receberão um lanche acompanhado de palestra.
Um café-da-manhã será servido para 50 pacientes, no próximo dia 26, no VII Distrito Sanitário, além de busca de sintomático na comunidade e a avaliação dos contatos de Tuberculose na Unidade de Saúde do São Jorge, no V Distrito Sanitário.
No dia 27, a partir das 9h, acontecerão ações educativas para os alunos do Cepa. As coordenações do III Distrito e da Tuberculose mostrarão vídeos e palestras e distribuirão material educativo para as seis escolas participantes.