Cerca de 50 crianças entre 04 e 06 anos da Escola Municipal Maria José Carrascosa, no bairro do Poço, passarão por uma triagem auditiva durante à tarde desta sexta-feira (20). A Triagem é uma ação da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal e faz parte do projeto Educação em Saúde Auditiva realizado por profissionais do Centro Auditivo da Adefal.
As crianças serão submetidas a exames audiométricos para detectar se há algum tipo perda auditiva, já os educadores receberão, orientações sobre os cuidados com a audição.
O trabalho é ministrado por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e estagiárias do curso de Serviço Social da Fits.
Durante a ação, caso seja identificado algum tipo de problema auditivo nas crianças as mesmas serão encaminhadas para tratamento na Adefal, onde receberão todo o acompanhamento necessário, desde exames, terapias e próteses.
O Projeto Educação em Saúde Auditiva foi implantado na Adefal desde 2007 e tem como meta visitar escolas, abrigos e instituições, realizando triagem auditiva e ministrando palestras educativas sobre a importância da saúde auditiva.
Segundo a assistente social do Centro auditivo da Adefal, Lidiane Ferraz desde início do projeto o setor já identificou inúmeras pessoas com perdas auditivas leves e severas, as quais foram encaminhados para tratamento e protetização.
Segundo Lidiane é fundamental o diagnóstico precose de problemas auditivos para evitar danos mais graves. “Muitas vezes quando o paciente identifica o problema auditivo à conseqüência dessa perda já está em um estágio muito avançado, o que dificulta o seu tratamento”, alerta a assistente social.
Para Lidiane é muito importante o trabalho de conscientização que a Adefal vem desenvolvendo ao longo deste projeto, pois além de alertar a população sobre os cuidados com a audição, disponibiliza de forma itinerante e gratuita exames audiométricos.