A Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Vereadores de Maceió, composta pelos vereadores Heloísa Helena (PSOL), Fátima Santiago (PP) e Marcelo Gouveia (PRB), mais o presidente da Casa, Eduardo Hollanda (PMN), estiveram reunidos nesta manhã de terça-feira, 1º, no Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa), com o objetivo de conhecer a instituição visando oferecer uma alternativa para a ong, que está ameaçada de fechar as portas.
O encontro formalizou a intenção dos vereadores de levar um projeto que visa agilizar o processo de inserção do Neafa na lei de utilidade pública do estado. O presidente da Câmara dos Vereadores, Eduardo Hollanda (PMN) destacou a importância da continuidade das atividades do Neafa, apontando a instituição como “uma clínica de excelência no estado” e que há muito vem “prestando serviço de utilidade pública, principalmente à sociedade carente".
Hollanda afirmou, ainda, que levará o projeto ao secretário de Saúde de Maceió, Francisco Lins, ao prefeito Cícero Almeida (PP) e ao presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Fernando Toledo (PSDB), para sensibilizá-los sobre a situação da instituição.
Na próxima quinta-feira, 2, os gestores da ong entregarão aos vereadores um relatório contendo as principais demandas e carências do local. Enquanto o processo entra em trâmite, o Neafa suspende as atividades, mantendo apenas para casos de emergência, um veterinário atendendo à população.