A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), lança cinco editais de projetos direcionados aos estudantes, de várias áreas de conhecimento e a comunidade. Os cinco editais disponibilizarão 190 bolsas, além de 510 vagas para o Pré-vestibular do Programa Conexões de Saberes.
O Programa Óde Ayé, direcionado aos estudantes cotistas, será desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e tem o objetivo de desenvolver projetos de Extensão, no período que vai de maio a dezembro de 2009. O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa – Ação (PIBIP-AÇÂO), uma ação conjunta com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, vai contemplar projetos voltados à transformação social, focados no Campus Arapiraca e Pólo. Os Projetos para o Programa de Apoio à Extensão (PROAPEX) constituem-se num espaço que oportuniza o desenvolvimento de Estratégias Integradoras das Unidades Acadêmicas, ele integra estudantes, professores e comunidade. O Programa de Iniciação Artística (PROINART) visa formação e difusão artístico-cultural no entorno da UFAL.
Por fim, o Programa Conexões de Saberes, com a abertura de 510 vagas, visa dar a oportunidade aos alunos que estão matriculados no 3º ano, ou que concluíram o ensino médio em escolas públicas, e ainda, pessoas cuja renda familiar não ultrapasse o valor de R$ 1.380,00.
Os editais estão disponíveis na página da Proex, no link editais.