Mesmo após ser provocada pelos representantes das torcidas organizadas de CRB e CSA, a Promotoria da Defesa dos Direitos do Consumidor do Ministério Público Estadual manteve – sem qualquer alteração – o plano de segurança elaborado pela Polícia Militar de Alagoas para o Clássico das Multidões, como é chamado o confronto entre CSA x CRB, que acontece na noite de hoje, no Estádio Rei Pelé, a partir das 20h30. A partida é válida pela quinta rodada do 2º Turno do Campeonato Alagoano.
O plano de segurança foi apresentado na última terça-feira, dia 31, pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC) e envolverá 400 homens de todos os batalhões de área, além de soldados de batalhões especiais como Bope, Cavalaria, Canil e BPTran, além de Delegacia da Polícia Civil.
Segundo o plano da PM, será proibida a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas no estádio, a entrada de qualquer material que faça alusão às torcidas organizadas, além de instrumentos musicais, sendo liberada apenas a entrada das buzinas. Os torcedores poderão usar as camisas dos times, mas serão impedidos de entrar com camisas que mencionem as organizadas, que estão probididas de participar dos jogos.
Apesar de questionar a constitucionalidade das medidas, os representantes da torcidas foram alertados para a situação atual do Estádio Rei Pelé, que permanece com quase 50% das suas instalações interditadas, e que já deveria estar passando pela reforma anunciada pelo Governo do Estado, orçada em mais de R$ 8 milhões, cuja ordem de serviço foi assinada, mas até o momento não houve qualquer trabalho.
Os integrantes da promotoria informaram, ainda, que as opções para este jogo seria a realização da partida com portões fechados, ou com a presença de apenas uma torcida, porpostas que foram recusadas por todos os presentes.
Ainda ficou estabelecido que a torcida do CSA deverá ocupar o setor conhecido como grandes arquibancadas, e aos regatianos caberá os dois fundos de gols. As arquibancadas baixas (antiga geral) deverão receber público misto para o jogo, cuja expectativa de público é de mais de 10 mil pessoas. Segundo o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), oito mil ingressos já foram vendidos, dos 10.300 colocados à venda.
Ficou acordado, ainda, que todas as medidas anunciadas deverão ser aplicadas no jogo de hoje, e que haverá novas negociações para o novo confronto entre CRB x CSA, ainda neste segundo turno.