Paralisação do Sistema Catolé-Cardoso

Assessoria CasalLimpeza no aqueduto retira raízes

Limpeza no aqueduto retira raízes

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) iniciou na manhã desta quinta-feira (02) a limpeza e manutenção do aqueduto Catolé-Cardoso para ampliar o fluxo de água no sistema de abastecimento. Os trabalhos começaram nas proximidades da barragem do Catolé, de onde foi retirada grande quantidade de raízes da vegetação que forma a Mata Atlântica da Área de Preservação Ambiental (APA) do Catolé. A ação vai ser concluída no fim da tarde desta quinta-feira. Cerca de 30 homens estão envolvidos na operação.

A reativação do sistema, que foi paralisado às 5 horas de hoje, deverá acontecer às 23 horas, porém a normalização do fornecimento de água somente ocorrerá 24 horas após a conclusão dos trabalhos. De acordo com o gerente Operacional Metropolitano, Walace Padilha, nesse período poderá ocorrer deficiência ou falta de água em 14 bairros de Maceió (Bebedouro, Chã de Bebedouro, parte de Santa Amélia, Bom Parto, Sanatório, Gruta de Lourdes, Farol, Pinheiro, Pitanguinha, Centro, Prado, Trapiche da Barra, Vergel do Lago e Ponta Grossa.

Segundo Padilha, a limpeza está acontecendo em trechos críticos, distribuídos em 11 quilômetros do aqueduto que vai da barragem do Catolé até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bebedouro. Ele explica que o aqueduto, que é de cimento, tem 50 anos e necessita deste tipo de manutenção de seis em seis meses para que não fique obstruído pelas raízes. “Essas raízes entram pelas frestas das placas de cimento do aqueduto e crescem rapidamente em seu interior. Elas tomam uma dimensão muito grande porque são nutridas pela água e, muitas vezes, a limpeza tem que ser antecipada para quatro meses devido à obstrução que elas provocam”, ressalta.

Os serviços desta quinta-feira ainda consistem na limpeza da subestação Cardoso e do aqueduto, na revisão elétrica do Reservatório R-4, na retirada do transformador de 500 KVA e na implantação de um conjunto girante em bomba da Estação de Tratamento de Água do Cardoso que abastece o Reservatório R-4.

Fonte: Ascom Casal

Veja Mais

Deixe um comentário