O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, o Kil (PTB) participou na manhã desta segunda-feira, 6, do evento territorial de lançamento da Matriz 2009 de Ações do Programa Território da Cidadania – Zona da Mata Alagoana. A solenidade foi realizada no auditório do Centro Administrativo Antônio Gomes de Barros. Trata-se de um programa do governo federal que dividiu o país em territórios e tem como base dos trabalhos a agricultura familiar, colocando à disposição dos territórios todos os ministérios a partir do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Na abertura dos trabalhos, o prefeito Kil ressaltou a importância do Território da Cidadania, acrescentando que o município palmarino vem desenvolvendo um importante papel na efetiva implantação do programa na Zona da Mata Alagoana. "É preciso que nos unamos em prol do programa Território da Cidadania, isso todos os municípios. Em união dos Palmares a nossa gestão está empenhada por intermédio das secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente para o sucesso do programa", afirmou o prefeito.
Além do prefeito palmarino, participaram do lançamento da Matriz 2009, a delegada do MDA em Alagoas, Sandra Lira; representante do Ministério da Saúde, Gilmara Santos; o presidente da Cooplal de Santana do Mundaú, Antonio Carlos, vice-reitor da Uneal Reinaldo Souza; gerente do Banco do Nordeste, Carlos Virgílio; os secretários de Meio Ambiente, Manoel Bernardo; de Agricultura, Cícero Costa; da Indústria e Comércio, Edvane Ferreira; de Ação Social, Lídia Campos; da Cultura, Elson Davi e de Comunicação, Tony Lima, além de representantes dos municípios de Santana do Mundaú, Ibategura, São José da Laje, Branquinha, Murici, Boca da Mata, Sebrae e secretários de Agricultura e Planejamento.
Para a delegada do MDA em Alagoas, Sandra Lira, o território é fundamental para o desenvolvimento da região. "É um dos principais projetos do governo federal, que envolve todos os ministérios do governo Lula", define. A organização do evento territorial de lançamento da Matriz 2009 de Ações do Programa Território da Cidadania – Zona da Mata Alagoana, no auditório da prefeitura contou com apoio total da Secretaria de Meio Ambiente, por intermédio do secretário Maninho.
Programação
A programação incluiu a apresentação da matriz de ações do governo federal para 2009, da matriz de ações do governo estadual para 2009, apresentação da síntese do PTDRS (pelo colegiado territorial); da metodologia do programa para 2009, transmissão do anuncio da matriz do programa 2009, direto de Salvador, pelo presidente Lula. O evento tem seqüência nesta terça-feira, 7, com debate sobre os principais pontos dos trabalhos desta segunda; debate dobre a metodologia proposta e sobre a matriz de ações 2009; dúvidas e esclarecimentos, definição da estratégia dos debates territórias propostas pela metodologia; debate da matriz comparativamente aos projetos estratégicos/PTDRS e avaliação do programa.
Todos os visitantes ficarão hospedados nos dois dias do evento em hotéis de União dos Palmares e programarão os próximos passos do território nos próximos meses para a região.