Procon faz seleção de estudantes no interior

Nos dias 14,15 e 16 de abril uma equipe do Procon Comunitário e da fiscalização do órgão vão estar nas cidades de Penedo, Coruripe e Palmeira dos Índios. O objetivo é selecionar estudantes das escolas da rede estadual de cada Município para participar do projeto, além de conscientizar e orientar consumidores e comerciantes sobre os direitos do consumidor.

Em Penedo os alunos da Escola Ernani Mero vão participar da pré- seleção, em Coruripe vai ser da Djalma Barros Siqueira e em Palmeira dos Índios os da Escola Estadual Graciliano Ramos. “Cada colégio vai ter dois jovens multiplicadores e mais dois vão ser treinados para ficar no cadastro de reserva. Os escolhidos vão receber no período de dois anos uma bolsa de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) e terão que desempenhar o papel do Procon na comunidade. É bom ressaltar que a pré-seleção contou com a participação dos colégios através dos critérios estabelecidos pelo projeto, explica a coordenadora executiva Ivana Broad Rizzo.

As escolas vão servir de posto de atendimento para a região e vão contar com toda a infra-estrutura fornecida pelo órgão. “Vamos disponibilizar desde as mobílias, telefone, material de escritório até os pagamentos dos custos operacionais. Pretendemos com isso incentivar também os coordenadores e professores a inserirem no currículo escolar, como tema transversal, a disciplina educação para o consumo”, ressalta Ivana.

Ao todo o Procon Comunitário vai atuar em 12 cidades do interior do Estado. “Nosso objetivo é atingir os 102 municípios alagoanos. Aonde cada cidade pólo abrangerá as cidades circunvizinhas. Isso será possível através do ônibus itinerante que vai levar para a população atendimento e realizar audiência. Esta é melhor forma de levar conhecimento a quem tem pouco acesso a informação”, esclarece à coordenadora.

FISCALIZAÇÃO
A equipe da fiscalização também vai fazer parte das visitas. “Vamos orientar os comerciantes e a população de maneira educativa, além de verificar a existência de irregularidades nos estabelecimentos comerciais”, finaliza o coordenador da fiscalização João Lessa.

Fonte: Ascom Procon

Veja Mais

Deixe um comentário