A polícia federal prendeu, no final da tarde de ontem (15), um homem que tentava fraudar a Previdência Social, na Agência da Previdência Social, do município de Rio Largo, a 35 quilômetros de Maceió. O acusado agendou o atendimento para requerer um benefício de prestação continuada, para pessoas idosas, com mais de 65 anos de idade. Ele apresentou documentos com o nome de José Francisco da Silva, certidão de nascimento de 08/04/1942 e demais documentos presumivelmente originais.
No momento do atendimento, ao analisar criteriosamente a documentação, o servidor do INSS suspeitou da autenticidade da certidão de nascimento e, imediatamente, ligou para o Cartório de Registro Civil onde a certidão de nascimento teria sido expedida. Por meio do tabelião, o pessoal do INSS obteve a comprovação da suspeita porque não constava nenhum assentamento em 1942, uma vez que o Cartório iniciou suas atividades em 1968.
A Polícia Federal foi acionada e prendeu em flagrante o suposto senhor José Francisco da Silva. Ele foi conduzido à Superintendência do Departamento de Polícia Federal, para ser ouvido em depoimento. O indiciado deve responder em razão do crime de falsidade ideológica e documental, além de outros que possam decorrer das investigações.