A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município, dará início à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a partir de 25 de abril, prosseguindo até 8 de maio.
O objetivo é atingir um percentual de 80% da população acima de 60 anos. As equipes da saúde municipal estarão mobilizadas no dia D da Vacinação, a ser realizado no dia 25 de abril.
Idosos acima de 60 anos devem ser vacinados, contra a Influenza (vírus causador da gripe), que é uma das principais causas de complicações da saúde em populações na faixa da terceira idade em todo o mundo. A orientação é prevenir-se contra a gripe, evitando complicações como a pneumonia.
O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, reforçou a necessidade de as famílias levarem seus idosos para a vacinação. “A participação das famílias é de fundamental importância para superarmos as nossas expectativas. Se cada um fizer a sua parte o resultado será positivo para todos nós”, lembrou Lins.
O Influenza causa infecção do sistema respiratório, cuja principal complicação são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no País. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.
A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.
“O objetivo maior é atingir a meta, imunizando as pessoas com mais de 60 anos contra o vírus da gripe. A vacina é gratuita”, afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município, Juliana Cavalcante.
A campanha é realizada desde 1999 pelo Ministério da Saúde (MS).