Durante a posse da nova diretoria da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), que aconteceu na noite desta sexta-feira, 17, no plenário da ALE, o discurso do novo presidente, Hugo Wanderley Caju – vereador por Cacimbinhas – estava afinado com os demais convidados ilustres, entre eles o vice-governador José Wanderley (pai de Hugo) e o senador Renan Calheiros (PMDB): a meta agora é unir os vereadores.
“Queremos uma Uveal mais forte. Vamos buscar parcerias com os governos e instituições e também queremos capacitar os vereadores para a elaboração de projetos e captação de recursos”, disse Hugo Wanderley.
O vice-presidente da Uveal, Chico Hollanda – vereador por Maceió – citou entre as primeiras medidas da nova gestão a reativação de um convênio com o Governo do Estado para garantir um repasse mensal à entidade. O convênio existia e, de acordo com Hollanda, foi suspenso após o final do Governo Lessa.
Entre as outras medidas, estão a renegociação da dívida da entidade (em torno de R$ 17 mil) com o INSS, e a formalização de convênios com a Interlegis e Unilegis, com o objetivo de interligar todas as câmaras de Alagoas. “Queremos reorganizar a Uveal, inclusive revendo a contribuição das câmaras, respeitando a proporcionalidade”, frisou Hollanda, acrescentando que a Uveal já conta com a parceria da ALE e da Câmara de Maceió.
Custos
Uma dúvida pairou sobre a solenidade de posse ocorrida hoje. Informações de bastidores davam conta que a festa teria sido custeada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A assessoria de Comunicação, no entanto, negou o fato, mas confirmou que uma servidora do órgão foi a responsável pela organização do evento.
A assessoria de comunicação da ALE também negou que o Poder Legislativo tenha arcado com os custos do evento – que envolveu o aluguel de cadeiras, a compra de flores e a contratação de um bufê -, tendo apenas cedido o espaço para a realização da posse.
O vereador Chico Hollanda afirmou à reportagem que o evento foi custeado em uma espécie de ‘cota’, com a contribuição dos próprios vereadores que integram a Uveal.
Estiveram presentes à posse vereadores de vários municípios, entre eles o presidente da Câmara de Maceió, Dudu Hollanda, alguns prefeitos, deputados estaduais e o desembargador Tutmés Ayran.