O bairro do Jacintinho recebe nessa sexta-feira, 24, das 8h às 16h, o Projeto Ouvidoria Vai às Ruas. As ações serão realizadas no Colégio Miran Marroquim, nas Piabas, e a previsão é que sejam atendidas duas mil pessoas com ações de cidadania. Considerado um dos mais populosos de Maceió, o Jacintinho é o segundo bairro a receber o projeto da Ouvidoria do Estado. O primeiro foi a Ponta Grossa, no dia 27 de março. O principal objetivo é levar cidadania à população, que tem a oportunidade de se manifestar sobre o governo, com sugestões, críticas, denúncias ou elogios aos serviços prestados. Em maio, a ação irá ao município de Pindoba, cuja população é de pouco mais de três mil habitantes e foi escolhido para iniciar a ação no interior.
Nessa segunda etapa, no Jacintinho, o projeto será ampliado. Além da emissão da primeira via da Carteira de Identidade, em parceria com o Instituto de Identificação, Carteira Profissional, numa parceria com a Superintendência Regional do Trabalho, e das ações da Secretaria de Estado da Saúde no combate à dengue e a doenças sexualmente transmissíveis, também estarão disponíveis cadastro no Sine, serviços do Procon e da Defensoria Pública.
Durante a ida às comunidades, os profissionais da Ouvidoria contribuirão ainda para divulgar o Portal da Transparência (www.transparencia.al.gov.br), iniciativa do governo de Alagoas pioneira no País e a Campanha Nota Fiscal Alagoana, da Secretaria da Fazenda.
“O projeto foi sucesso logo em sua primeira etapa, na Ponta Grossa, quando atendemos a um público estimado de cerca de mil pessoas e recebemos a visita e o apoio do governador Teotonio Vilela”, diz o ouvidor Claudionor Araújo, segundo o qual “iniciativas dessa natureza promovem a aproximação da população ao governo. Essa é a missão da Ouvidoria, por orientação do governador Teotonio Vilela: sair do gabinete e ouvir o que o povo pensa e precisa em relação ao Poder Executivo”.
Segundo o ouvidor, a meta é está um mês com o projeto na capital e outro mês nos municípios, “para ouvir as comunidades do interior, seus problemas e necessidades”.
Graças ao sucesso do projeto, líderes comunitários de vários bairros de Maceió enviaram correspondência à Ouvidoria destacando a iniciativa e solicitando que a ação seja levada as suas comunidades.
A Ouvidoria funciona na Rua da Alegria, 379, Centro. Contatos podem ser obtidos pelos telefones 0800 284-2223 e 3315-1595 ou ainda pelo e-mail: ouvidoria@ouvidoria.al.gov.br e no site: www.ouvidoria.al.gov.br.