O inglês David Richards pode voltar à Fórmula 1 levando consigo uma das mais tradicionais marcas do mundo: a Aston Martin. O ex-chefe da BAR coordena a equipe da montadora britânica na Le Mans Series (LMS) e nas 24 Horas de Le Mans.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) estuda limitar o orçamento das equipes da categoria em US$ 30 milhões (cerca de R$ 66 milhões), já a partir de 2010. Caso esta regra se confirme, Richards acredita que este é o momento certo para entrar na Fórmula 1.
– Esta é uma grande hora para entrar. Não tem nada decidido ainda, mas o importante é que o teto orçamentário vai trazer uma nova realidade financeira à categoria – afirmou.
O inglês já negocia com investidores para financiar o ingresso da equipe na Fórmula 1. A escuderia poderia contar com motores Cosworth, também cotados para equipar outro novo time, a USGPE.
Outra coincidência é que a Lola, que faz os chassis dos carros da Aston Martin para Le Mans, anunciou, terça-feira, interesse de entrar na categoria máxima do automobilismo mundial na próxima temporada.
Sob o comando de Richards, a BAR, que depois virou Honda e hoje é a Brawn GP, fez uma grande temporada em 2004, quando Jenson Button foi terceiro colocado no campeonato mundial, atrás apenas dos pilotos da Ferrari, Michael Schumacher e Rubens Barrichello, e a equipe ficou na segunda posição no mundial de construtores.