O secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Humberto Oliveira e a representante da Casa Civil da presidência, Francisca Carvalho, participam nesta segunda (dia 27) da reunião da AMA, às 10 horas, que vai esclarecer aos gestores municipais o papel dos municípios na execução do programa Territórios da Cidadania.
Lançado em 2008, o programa tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar ações básicas de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre governo federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.
Ao todo, o Territórios da Cidadania abrange 181 ações diferenciadas, que podem ser implantadas conforme as características e necessidades de cada território. A delegada do MDA em Alagoas, Sandra Lira diz que as ações são de inclusão social e que atendem demandas indicadas pelos atores sociais de cada região por meio dos Colegiados Territoriais.
Em Alagoas são nove os territórios já instalados: Bacia leiteira, Agreste, Alto Sertão, Litoral Norte, Médio Sertão e Zona da Mata. O programa tem sido uma alavanca de crescimento social nessas regiões em ações de apoio a atividades produtivas; cidadania e direitos e qualificação da Infraestrutura.