Após ter a segurança garantida pela Polícia Militar em uma reunião ocorrida na manhã ontem, 28, o Terminal Rodoviário do Mercado da Produção foi reativado nesta quarta-feira, 29. O motivo do “boicote” dos rodoviários ocorreu devido aos frequentes assaltos cometidos contra passageiros e coletivos no terminal.
Segundo um dos policias militares que faz a segurança no local, sempre houve policiamento na região, mas devido às reivindicações, o efetivo foi aumentado. Cerca de cinco policiais montados fazem a segurança no local. “Sempre passamos por aqui, mas não de forma fixa, pois fazemos a segurança de todo o mercado e não apenas do terminal”, disse.
Para os trabalhadores das empresas de ônibus que trabalham no terminal era rara a presença de policiamento antes do “boicote”, mas foi percebida uma presença mais constante da PM após os protestos. “Sempre que um grupo de policiais sai, chega logo outro”, comenta um dos trabalhadores dos coletivos, que afirmou se sentir mais seguro para trabalhar, mesmo sendo as manhãs mais tranquilas em relação aos assaltos que se intensificam no fim da tarde e início da noite.
Os ambulantes que trabalham no entorno do terminal também destacaram a sensação de segurança com a presença dos policiais e esperam que esse policiamento continue, acabando com os problemas de assalto no local.
O terminal ficou desativado por cerca de uma semana, prejudicando ambulantes e empresas de transporte coletivo. Cerca de 30 linhas de três empresas passam pelo terminal. Com o “boicote” a parada final ficava na Praça da Faculdade, o que prejudicava, também, a população que necessita dos ônibus para transportar suas compras.