O secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes, assegurou ao deputado federal Joaquim Beltrão (PMDB-AL) e a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse, a liberação de R$ 4,5 milhões para as obras do campus de Delmiro Gouveia e o pólo de Santana do Ipanema. A reunião, realizada ontem, ainda contou com a participação da diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, da Secretaria de Educação Superior do MEC Adriana Rigon Weska.
Os recursos irão complementar o orçamento até 2010, do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que tem como meta ampliar o acesso e a permanência da educação superior, além da criação de cursos noturnos e o aumento do número de alunos por professor. Tanto a reitora, como o deputado Joaquim Beltrão, saíram da reunião, satisfeitos com a palavra do secretário-executivo do MEC e com a garantia de já haver um local onde será construído o campus, pois o terreno é uma doação pessoal do prefeito de Delmiro, Luiz Carlos Costa.
A meta do campus da Ufal de Delmiro Gouveia é de funcionar na sua conclusão das obras, com mais quatro pólos e um total 16 cursos de graduação, sendo em Delmiro nas áreas de Educação com os cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras, História e Geografia; e Humanas: Ciências Sociais e Direito, para 240 alunos/ano. A área de Saúde vai funcionar no pólo de Santana, com os cursos de Medicina, Odontologia, Fisioterapia e Nutrição, com 16 alunos/ano. Mais três pólos deverão ser construídos nos próximos anos. Em pleno funcionamento, o campus de Delmiro terá 224 professores e 85 técnicos.