Mesmo de forma indireta, a Hipertensão é a responsável pela maioria das mortes ocorridas em Alagoas, já que seus agravos desencadeiam doenças cardiovasculares e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC’s). Preocupada com esta situação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza no próximo domingo (3), às 8h30, na Praia da Pajuçara, uma caminhada de conscientização sobre os riscos da doença, que afeta pessoas de todas as idades, inclusive crianças.
Durante o evento será distribuído material educativo e os participantes poderão verificar a pressão arterial, além de terem à disposição professores de ginástica e massoterapeutas. Esses profissionais irão repassar dicas à população sobre a importância de adquirir hábitos saudáveis que podem evitar o desencadeamento da hipertensão, doença caracterizada pelo aumento dos níveis de pressão arterial, que é dividida em dois tipos: a primária e a secundária.
A primária é a mais comum e não tem uma causa específica, mas muitos fatores associados, inclusive, o fator o genético, já que filhos de hipertensos têm 30% mais chance de virem a ter a doença; dieta desequilibrada, com muito carboidrato e sal; obesidade, sedentarismo e estresse. Já a secundária, por outro lado, pode vir a ser uma resposta a algum problema, como alteração nos rins ou artérias renais, na tireóide ou nas glândulas supra-renais.
“Nosso objetivo é promover a conscientização da sociedade sobre os riscos da hipertensão. É importante ressaltar que a hipertensão é uma doença silenciosa, cujos efeitos nocivos são letais”, evidencia a técnica do Núcleo das Doenças de Agravos Não Transmissíveis (DANT) da Sesau, Vanessa Carneiros
Risco – Um dos perigos da hipertensão é o fato da doença ser silenciosa, onde a maioria dos pacientes não apresenta sintomas, por isso ser importante que a pessoa desde jovem visite o consulte o médico regularmente para que a hipertensão seja detectada precocemente. Isso porque, um dos perigos da pressão alta é o risco que ela representa aos vasos sangüíneos, pois a irrigação de sangue para os órgãos fica comprometida e, com isso, é grande a probabilidade de acontecer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto do miocárdio, insuficiência renal ou cardíaca.
Prevenção – É muito importante que as pessoas se conscientizem que é fundamental diminuir o consumo do sal, ter uma alimentação saudável, controlar o peso, porque o excesso de peso tem grande relação com o aumento da pressão, realizar atividade física, consumir alimentos saudáveis, evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas, evitar o estresse e o tabagismo.
Dados – Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), cerca de 30% dos adultos são atingidos pela doença, que é responsável por 40% dos infartos, 80% dos AVC’s e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. E o que mais chama atenção é fato de que 3,5 milhões, ou 5% de crianças e adolescentes do País são portadores de pressão alta e mais de 50% das pessoas que estão na terceira idade sofrem com esse mal da modernidade.