Uma ação conjunta entre a Sociedade Alagoana de Oftalmologia (SAO) e a Cooperativa dos Oftalmologistas de Alagoas (Cooeso) realizou nos dias 8 e 9 de maio a I Jornada Alagoano de Oftalmologia, o evento aconteceu na Barra de São Miguel e reuniu profissionais de oftalmologia de todo o País, tais como o dr. Marcos Avila (GO), especialista em retina, o dr. Leonardo Akaishi (DF), especialista em catarata e o dr. Paulo Cesar Fontes (RJ). Durante a jornada foram debatidos temas direcionados a especialidade oftalmológica, como a retinopatia diabética, novas tecnologias no tratamento da catarata, defesa de saúde ocular, cooperativismo – Aspectos jurídicos relevantes da atividade médica, ética médica, entre outros.
Segundo o diretor da Cooeso, dr. André Born, a Jornada Alagoano foi de grande importância para a saúde dos alagoanos, já que os debates traçaram metas para a oftalmologia alagoana e brasileira. “É uma oportunidade ímpar poder traçar diretrizes para melhor acesso a população e ao melhor tratamento no que diz respeito à especialidade de oftalmologia, sem falar nas informações importantes sobre os programas nacionais do ramo da oftalmologia pelo sistema de saúde”, enfatiza André Born.
Outro assunto debatido foi a refração, um ato de exclusividade médica, que significa a prescrição de óculos de grau realizada apenas pela especialidade oftalmológica da classe médica. “Discutimos assuntos não somente de interesses da classe médica, mas sim da saúde coletiva dos alagoanos. Queremos que esta jornada seja um evento anual, permitindo a oftalmologia alagoana uma constante atualização tanto tecnológica como humana, diz Born.
Durante a jornada foi prestada uma homenagem ao deputado federal Carlos Alberto Canuto (PMDB), pela atenção que o parlamentar oferece ao atender todas as reivindicações do Conselho Nacional de Oftalmologia junto a Câmara Federal. “É de fundamental importância contribuir para o crescimento cientifico dos profissionais de oftalmologia, estarei engajado no que for preciso fazer para melhorar os trabalhos e projetos da categoria e consequentemente da população brasileira”, disse Canuto.
De acordo com o presidente da Sociedade Alagoana de Oftalmologia, Villene Cavalcante, o evento contou com a participação de 70% dos oftalmologistas alagoanos, e teve um resultado excelente, pois ajudou a reunir os profissionais alagoanos no sentindo de discutir vários problemas da saúde ocular. “Essa foi a primeira jornada realizada nos últimos anos, tivemos um resultado satisfatório, acredito que a cada ano vamos conseguir melhorar o evento”, declarou Villene.
Ainda segundo Villene Cavalcante, no próximo dia 20 será lançado o projeto Brasil Alfabetizado, que vai promover o atendimento oftalmológico para os adolescentes acima de 15 anos. “A princípio atenderemos a grande Maceió, mas o objetivo é até o final do ano atender 58 mil pessoas de todos os municípios alagoano”, acrescenta Villene.