Já está em 85% o percentual de idosos de 60 anos e mais de idade imunizados, em Alagoas, contra a influenza (gripe), durante a campanha que ainda prossegue até o dia 29. Isto é o que mostra os últimos dados parciais computados pela Gerência de Núcleo do Programa de Imunizações, da Secretaria de Estado da Saúde (GNPI/Sesau) até a tarde desta terça-feira (12).
“No cômputo geral já ultrapassamos a meta de 80% acordada com o Ministério da Saúde (MS), no entanto, estamos no aguardo de atingir a homogeneidade entre nossos municípios”, disse a gerente do GNPI da Sesau, Leila Moraes. Ela acredita que todos os municípios alagoanos tenham atingido a meta, mas, que ainda estejam consolidando seus dados.
“Temos a segurança de que o vírus da influenza não irá circular em nosso meio”, comemora a técnica. Segundo suas explicações, está comprovado cientificamente que imunizar 80% dos idosos diminui a prevalência da doença nessa população.
O registro é feito a partir de cada uma das 764 salas de vacinação espalhadas por todo o Estado e após ser consolidado pelo município é enviado para a secretaria estadual. Até o dia 30, os dados deverão ser inseridos no Sistema de Informação de Avaliação do Programa de Imunizações (SI-API) e enviados à Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, permitindo, assim, a consolidação nacional, o fechamento do banco de dados e a avaliação de cobertura vacinal alcançada.
A campanha disponibilizou 290 mil doses da vacina contra influenza para todo o Estado e envolveu mais de mil profissionais. A vacinação também está sendo realizada na população indígena que compõem nove municípios alagoanos.
Além de proteger as pessoas com 60 anos ou mais, a campanha contra a gripe também tem como objetivo reduzir nessa população, a morbimortalidade e as internações causadas pela influenza.
Com a população de 223.642 idosos em 2008, Alagoas alcançou uma cobertura de 84,78% apresentando uma homogeneidade entre os municípios de 90,20%. Dos 102 municípios alagoanos, 92 alcançaram igual ou maior que 80%.