Deputados aprovam PEC que amplia atuação de procurador da Assembleia Legislativa

Deputados debatem no plenário da ALE

Deputados debatem no plenário da ALE

Três Propostas de Emendas Constitucionais (PEC) foram aprovadas em primeira votação pela maioria dos deputados que compareceu a sessão desta quarta-feira, 20, na Assembleia Legislativa do Estado. Apenas dois deputados – Judson Cabral (PT) e Rui Palmeira (PR) – votaram contra as PECs que alteram artigos da Constituição Estadual.

De acordo com a proposta, serão modificados os artigos 198, que versa sobre a integração de ações e serviços públicos de saúde; artigos 22 e 24 que versam sobre a competência privativa da União; e o artigo 132, considerado o mais polêmico, cuja modificação se dá na ampliação da atuação dos Procuradores de Assembleias Legislativas.

Com a modificação do artigo, é reconhecida a legitimidade da representação judicial e consultoria jurídica das Casas Legislativas pela Procuradoria-Geral. Em outras palavras os procuradores terão poderes equivalentes a um Procurador Geral do Estado, podendo defender amplamente o parlamento. Para tal, o Poder tem que possuir em seus quadros procuradores organizados em carreira, que tenham sido admitidos em concurso público.

O deputado Rui Palmeira disse – já na semana passada quando as propostas foram lidas em plenário – temer a mudança do artigo 132. “Não existe isenção nesse tipo de ação”, enfatizou. Outros deputados comentaram que a aprovação da PEC é mais uma forma de fortalecer o parlamento. A Assembleia alagoana será a 15ª casa legislativa a aprovar o projeto no País.

Veja Mais

Deixe um comentário