O vereador Daniel Rocha (PTB) apresentou projeto de lei que pretende regulamentar a circulação de veículos de tração animal nas vias públicas de Arapiraca, através do cadastramento junto a SMTT e da capacitação gratuita dos proprietários e condutores sobre temas importantes para o cotidiano, a exemplo da segurança e educação no trânsito, cuidados com o animal e com o meio ambiente.
Assim que o projeto entrar em vigor, os veículos de tração animal que circulam na cidade, após serem cadastrados, terão que obedecer algumas exigências básicas, entre elas, a obrigatoriedade da utilização de placa de identificação com quatro dígitos na parte traseira, sinais luminosos para visualização noturna e bolsões de borracha para que os excrementos expelidos pelos animais não caiam em via pública. Os veículos só poderão ser conduzidos por maiores de 18 anos, desde que estejam portando o documento de identificação fornecido pela SMTT.
De acordo com o autor do projeto, as novas regras serão fundamentais tanto para proporcionar melhorias no trânsito de Arapiraca, como também para valorizar a vida e o meio ambiente. “Este projeto é fundamental para que os condutores passem a ser mais conscientes sobre o seu papel no trânsito, como também sobre os cuidados com o animal, principal ferramenta de trabalho para a maioria deles”, frisou Daniel Rocha.
Nos cursos de capacitação oferecidos pela prefeitura, os carroceiros receberão orientações sobre a prática de hábitos corretos como depositar entulhos em locais adequados, não conduzir os veículos na contramão da sinalização, não golpear o animal com chicotes durante o trajeto, entre vários outros pontos. Assim como já ocorre com os veículos tradicionais, quem desrespeitar algumas das regras impostas poderá sofrer punições como retenção do veículo e multas.
Segundo o vereador, o cadastramento do veículo, a emissão da carteira de identificação do condutor e todos os cursos de capacitação serão oferecidos de forma gratuita. Daniel Rocha acredita também que a regulamentação da frota trará maior segurança não só ao carroceiro, que deixará de ser um anônimo nas ruas, como também a todos os arapiraquenses. “O cadastramento tornará os carroceiros mais valorizados, com direitos e deveres que serão de fundamental importância tanto para o seu dia-a-dia, como também para o desenvolvimento urbano de nossa cidade”, finalizou Rocha.
Veja Mais
Hemoal realiza coletas externas de sangue e em Arapiraca nesta terça-feira (03)
As ações itinerantes promovidas pelo Hemocentro de Alagoas visam facilitar o acesso dos voluntários
Perito Criminal da Polícia Científica é palestrante em Escola Estadual de Campo Alegre
Com teoria e prática, alunos e professores, conheceram equipamentos e as atividades desenvolvidas pela perícia criminal em Alagoas
Programa de Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco resgata cerca de 500 animais
Fiscalização da FPI retira do cativeiro quase 500 animais. Ascom/ FPI A ação coordenada pela equipe de Fauna do Instituto...
Idoso é socorrido após vazamento de amônia em fábrica de gelo na Praia do Francês
Um vazamento de gás de amônia assustou na tarde desta segunda-feira, 02, os funcionários de uma fábrica de gelo localizada...