Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa e matemática é uma das metas do Programa Pró-Letramento, desenvolvido pelo MEC, que será realizado em Satuba. A aula inaugural será proferida nesta terça feira, 26, às 19 horas, no Bosque Municipal, com a participação do prefeito Titor (PC do B), de professores e técnicos da secretaria de educação.
O curso, que terá a participação de setenta e seis professores da rede de ensino, com duração de seis meses em aulas presenciais e semipresenciais, vai propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente.
De acordo com a secretária municipal de educação, Tatiane Ferreira, o curso vai desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem. “Será uma oportunidade rica para que se desenvolva nas escolas da rede municipal de ensino uma cultura de formação continuada”.
Programa Gestar
Concomitantemente, também será realizada a aula inaugural do Programa Gestar, cuja meta é apropriar-se dos fundamentos teóricos e das estratégias pedagógicas do Programa para aplicação em sala de aula, visando melhorar o atendimento ao aluno, por meio do aprimoramento da prática pedagógica dos professores. A parceria do programa é com o MEC e Universidade de Brasília (UnB).