A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia nesta segunda-feira (8) os fóruns microrregionais para redução da mortalidade infantil destinados a médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. A ação, que pretende difundir as ações do programa Viva Vida, ocorre na segunda e terça (dias 8 e 9), no Centro de Convenções, a partir das 8h, reunindo os municípios da 1ª microrregião.

A abertura do evento contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário da Saúde, Herbert Motta.

O evento pretende sensibilizar os profissionais a se empenhar em ações de combate à mortalidade. Durante a manhã, estão programadas palestras e à tarde uma mesa-redonda para construção dos planos de ações e metas que os municípios deverão executar para reduzir a mortalidade infantil.

Na avaliação de Vilela, uma gestão atuante e competente só será possível se Alagoas conseguir reduzir a mortalidade infantil, garantindo que cada gestante seja monitorada por consultas periódicas durante o pré-natal. “A maior parte dos recursos da Saúde está concentrada na atenção básica, visando fortalecer o PSF; nossas gestantes precisam estar bem nutridas e para isso vamos fornecer cestas básicas àquelas que cumprirem rigorosamente o pré-natal”, disse.

Já o secretário da Saúde, Herbert Motta, explicou que o combate à mortalidade infantil deve ser entendido como chamamento a toda a população alagoana, desde gestores, profissionais de saúde e sociedade civil organizada. “Temos condições e capacidade para avançar na meta de redução da mortalidade infantil estipulada pelo Ministério da Saúde (5% ao ano). Mas, para isso, precisamos do apoio dos prefeitos, secretários e profissionais de saúde que nos ajudarão na regularidade e qualidade do pré-natal, aumento da notificação de óbitos e de nascidos vivos, dentre outras ações”, disse.

Benedito Alexandre, presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), destaca o esforço da atual gestão e garante que o conselho apoia o Viva Vida por se tratar de uma iniciativa que visa favorecer a população. “Os conselheiros estão acompanhando com muito otimismo esse projeto. Temos uma área técnica capacitada e apta para atuar nessa nobre missão de salvar vidas”, ressaltou.

O presidente do Conselho Municipal de Secretários de Saúde (Cosems), Pedro Madeiro, considera ser positiva essa frente de trabalho integrada pelos governos federal, estadual e municipal. “O Viva Vida é uma iniciativa importante para consolidar dados concretos na redução da mortalidade infantil em Alagoas, visto que, os indicadores socioeconômicos interferem de alguma maneira nessa problemática”, comentou.

Municípios – Participam do fórum da 1º microrregião os municípios de Atalaia, Rio Largo, Pilar, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Messias, Paripueira, Santa Luzia do Norte, Satuba e São Luis do Quitunde. Para Maceió será marcada uma nova data devido ao grande número de participantes.

O cronograma dos fóruns prossegue no dia 16 deste mês, em Santana do Ipanema, com os municípios da 8ª microrregião; no dia 17, será em Penedo (4ª micro); em São Miguel dos Campos (3ª micro), o fórum acontece no dia 18. Os encontros serão retomados no dia 26, em Joaquim Gomes (12ª micro), encerrando as atividades do mês no dia 30, em Coruripe (13ª micro).

Veja Mais

Deixe um comentário