A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), o registro de mais um caso suspeito de gripe A (influenza H1N1) em Alagoas. O quinto caso suspeito é uma estudante de 20 anos, que esteve nos Estados Unidos (New Jersey), por 1 ano e meio, fazendo intercâmbio.
Ela retornou a Maceió no dia 31 de maio sem apresentar sintomas; no último sábado (6) surgiram os primeiros sintomas, mas ela só se dirigiu ao Hospital Escola Hélvio Auto, no domingo (7), quando foi medicada. O Laboratório Central de Alagoas (Lacen) já realizou coleta do material biológico para ser enviado a Fiocruz.
De acordo com o Cievs, a paciente não apresenta fatores de riscos para complicações. Nesses casos, o protocolo de procedimentos para o manejo de casos e contatos de influenza A recomenda que a paciente seja liberada e orientada a manter isolamento domiciliar por sete dias ou até a liberação do resultado do exame (cerca de 10 dias).
As cinco pessoas que tiveram contato com ela foram orientadas a manter quarentena domiciliar voluntária e medidas de precaução. A paciente e seus contatos serão monitorados diariamente pelo Cievs durante o período estabelecido.
Caso existam dúvidas, a população pode acionar o Cievs por meio dos números 0800-2845415/ 3315-2059/1581 – 8882-9752 ou através do e-mail notifica@saude.al.gov.br.