O Sistema Penitenciário de Alagoas recebe nesta terça-feira, dia 9, cinco ambulâncias para atendimento exclusivo de reeducandos. O governador Teotonio Vilela Filho fará entregar do material que vai beneficiar mais de 1.700 detentos do estado.

Quatro ambulâncias serão destinadas às unidades prisionais localizadas em Maceió e uma será encaminhada para o Presídio Desembargador Luis de Oliveira Sousa, no município de Arapiraca. As Unidades Básicas de Saúde – equipadas com sistemas de oxigênio, maca, cadeira de rodas, prancha de imobilização – irão dar um suporte no atendimento à saúde da população carcerária, sendo utilizadas para o transporte em caráter emergencial e atendimento médico dos detentos.

As ambulâncias fazem parte de um dos 14 projetos apresentados pela Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) e aprovados pelo Ministério da Justiça, através do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O investimento está avaliado em mais R$ 500 mil, sendo 10% de contrapartida do Governo do Estado.

O intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, destaca que a aquisição das ambulâncias representa o início de um novo modelo de atendimento à saúde da população carcerária. “As ambulâncias fazem parte de um conjunto de medidas que estamos adotando para melhor atender a população carcerária no que diz respeito à saúde. Iremos instalar Centros de Saúde nas demais unidades, como acontece na Casa de Detenção, e esperamos que daqui para o final do ano estejamos inaugurando o Ambulatório 24 horas”, disse.

A solenidade de entrega das ambulâncias acontece nesta terça-feira, 9, às 9 horas, no pátio da Intendência Geral do Sistema Penitenciário, localizada no bairro do Farol, e conta com a presença do governador Teotonio Vilela Filho.

Veja Mais

Deixe um comentário